A C E S S O
Lembrei a senha!

Não tem cadastro?
Cadastre-se grátis!

Notícias

Geral

Qual a melhor caneta para desenhar e melhorar o traçado?

Geral

Se você quer aperfeiçoar o seu lado artístico, o primeiro passo é descobrir qual é a melhor caneta para desenhar. Como cada uma possui suas características, vale a pena saber qual delas é a mais apropriada para as diferentes ocasiões.

Divulgação

No post de hoje, escolha a melhor caneta para o seu desenho.

Quais são os principais tipos de caneta?
Existe uma variedade de canetas para quem gosta de desenhar. Algumas marcas e modelos são bem famosos devido às suas especificidades. A japonesa Sakura, por exemplo, foi quem inventou, em 1985, a tinta Pigma, que é à base de pigmento e possui pH neutro.

Até hoje, ela é muito usada por desenhistas, designers e arquitetos, visto que, ao contrário das corantes, é resistente à radiação da luz e permanece na superfície do papel, aumentando a nitidez dos traços. Além disso, é à prova d´água e pode ser utilizada com tintas aquareláveis, acrílicas e a óleo depois de seca.

A seguir, conheça os principais tipos de caneta!

1. Caneta pincel
Como o próprio nome sugere, ela é uma caneta e um pincel ao mesmo tempo. Como a sua ponta tem esse formato, é possível criar diferentes espessuras no traço.

1.1. Sakura
1.1.1. Linha Koi
Com ponta de nylon flexível e à base de água, a linha Koi é própria para colorir desenhos artísticos e está disponível em 48 cores (mais blender incolor). Como é de fácil mistura, você vai conseguir uma infinidade de tons e efeitos.

Indicada para ilustrações, marcação e coloração em jornais, desenhos de arquitetura, cartoons, mangás e comic arts.

1.1.2. Linha Pigma Profissional
A pena da linha Pigma Profissional é feita de esponja e não se abre como um pincel comum, o que torna os desenhos mais limpos e precisos. Sua tinta é à base de água, resistente à umidade e à luz solar depois de seca. Você pode escolher entre ponta fina ou grossa.

1.1.3. Linha Pigma Brush
A ponta da linha Pigma Brush é flexível e possibilita uma gama variada de espessuras de traço, que vão depender do ângulo e da pressão usada no desenho.

1.2. Marvy Uchida
1.2.1. Linha Le Plume
A linha Le Plume da empresa japonesa tem tinta translúcida à base de álcool e colore com degradês e sombras. Sua secagem é rápida.

2. Caneta nanquim
Dependendo do seu objetivo, você pode escolher uma caneta nanquim com a ponta mais fina ou mais grossa. A primeira é muito útil para definir detalhes de desenhos, como as curvas na pele de uma pessoa. Já a segunda dá mais controle sobre o traço, já que a área de contato com a superfície é maior. Como o seu risco dá um efeito contínuo ao desenho, é ideal para a finalização da arte.

2.1. Sakura
2.1.1. Linha Pigma Micron
A linha Pigma Micron tem ponta agulha graduada nas espessuras 0,05; 0,1; 0,2; 0,3; 0,4; 0,5 e 0,8 mm, o que permite grande precisão e variedade de uso. Pode ser usada em desenhos, ilustrações e até no preenchimento de documentos.

Disponível nas cores amarelo, azul, azul royal, borgonha, laranja, preto azulado, púrpura, rosa, sépia, verde caçador, verde fresh e vermelho.

2.1.2. Linha Pigma
2.1.2.1. GRAPHIC 1
A Graphic 1 tem ponta é redonda, com 1,0 mm de espessura. É ideal para sombreamento, texturização e preenchimento de grandes áreas.

2.1.2.2. GRAPHIC 2
Já a Graphic 2 possui ponta é chanfrada (quadrada), com 2,0 mm de espessura. Realiza traços finos ou grossos dependendo do ângulo utilizado na escrita. Serve para caligrafia e lettering.

2.1.2.3. GRAPHIC 3
A Graphic 3 também tem ponta chanfrada, mas com 3,0 mm de espessura. Assim como a Graphic 2, serve para caligrafia e lettering.

2.2. Staedtler
2.2.1. Pigment Liner
A Pigment Liner da empresa alemã tem marcador com ponta comprida e é revestida de metal. Sua tinta pigmentada não pode ser falsificada. Além disso, é a prova d’água, resistente à ação da luz e a agentes químicos e solventes. No papel vegetal, pode ser apagada.

Há também opção de marcador com ponta chanfrada.

2.3. Derwent
2.3.1. Linha Graphik
A linha Graphik da marca britânica tem tinta à base de água produzida com pigmentos Lightfast, que são resistentes à luz. Sua ponta é japonesa. Está disponível nas cores grafite, preto e sépia.

3. Caneta stabilo e similares
3.1. Stabilo
3.1.1. Point88
A Point88 tem ponta com reforço metálico, traço de 0,4 mm e sua tinta é à base de água. De longa duração, é bastante procurada por quem gosta de cores, servindo tanto para caligrafia quanto para desenho.

3.1.2. Pen68
A Pen68 também possui ponta com reforço metálico e tinta à base de água, mas seu traço é de 1,0 mm.

3.1.3. Sensor
A Sensor tem ponta sintética com sistema de amortecimento, o que dá suavidade à escrita.

3.2. Sakura
3.2.1. Pigma Pen 10
A Pigma Pen 10 apresenta ponta de nylon e sua tinta é à base de água. A ponta fina de 0,8 mm é ideal para desenhos artísticos.

3.3. Staedler

3.3.1. Triplus Fineliner
A Triplus Fineliner tem ponta superfina de 0,3 mm engastada de metal e em formato triangular. Sua tinta é à base de água e possui sistema Dry safe, assim, você pode deixar a caneta destampada por alguns dias sem que ela fique seca.

Se você leu até aqui, já conhece a variedade de canetas disponível para os amantes do desenho. Teste e escolha as suas favoritas!