A C E S S O
Lembrei a senha!

Não tem cadastro?
Cadastre-se grátis!
Notícias

Desenho com carvão: conheça essa técnica

Grafitti Geral 16/07/2021 11:00

Você sabe desenhar com carvão? Considerado uma das manifestações artísticas mais clássicas e tradicionais, o desenho com carvão era uma prática bastante comum na época das cavernas e permanece até os dias de hoje no mundo das artes.

Divulgação

Afinal, a técnica de desenho com carvão é simples e bastante flexível, possibilitando traços amplos e a cobertura de grandes superfícies com sombra.

Ficou curioso para saber mais sobre esta técnica e aprender como desenhar com carvão? Continue a leitura!

Conhecendo o desenho com carvão
O desenho com carvão, como o nome já indica, é uma técnica que utiliza carvão em barra, bastão, pó ou em forma de lápis para criar retratos, paisagens e diversos outros trabalhos artísticos ou de estudo.

Além disso, o desenho com carvão também pode ser utilizado como esboço para pinturas a óleo ou acrílicas e para o desenvolvimento de cenários, murais, etc. Isso porque o carvão se solta com facilidade, deixando apenas traços ou manchas suaves que servem como guias para o trabalho.

Este tipo de desenho pode ser realizado em diferentes superfícies, como papel de embalar, cartão e tela. Vale ressaltar ainda que o carvão tem melhor aderência em superfícies rugosas.

Papéis como o Canson Mi-Teintes ou Ingres são bastante utilizados hoje em dia para os trabalhos com carvão. Afinal, esses materiais possuem a textura ideal para realizar traços variados e conferir efeitos mais ricos ao desenho.

Os trabalhos feitos com carvão são bastante frágeis. Dessa forma, recomenda-se que ao final do desenho seja aplicada uma camada de spray próprio para fixar o carvão.

Como desenhar com carvão
Confira algumas dicas que reunimos para auxiliar estudantes e artistas iniciantes em seus primeiros desenhos com carvão:

1.Fazendo traços e linhas
Para fazer traços definidos, basta segurar o bastão de carvão como se fosse um lápis e aplicar pressão suficiente na mão. Quanto mais força for aplicada, mais escuro será o traçado.

Já para fazer linhas mais grossas, a dica é segurar o carvão de lado, aumentando sua superfície de contato com o papel ou a tela.

Se o bastão não tiver a ponta definida, vale utilizar uma lixa de unha para afinar a extremidade.

2.Cuidados ao desenhar
O carvão é um material que borra com facilidade. Por isso, enquanto estiver desenhando evite ao máximo encostar a mão e o pulso no papel para não remover os traços e manchar o trabalho.

Nesta etapa, a dica é utilizar o ombro e o cotovelo para “guiar” os movimentos e o traçado.

3.Definindo as bordas
Com os contornos principais já prontos, é hora de acrescentar traços mais realistas. Para isso, passe o carvão comprimido nas bordas para definir melhor o desenho.

4.Utilizando esfuminho e borracha
O carvão é um dos materiais mais indicados quando se trata de criar sombras e efeitos tridimensionais, isso porque ele pode ser borrado com grande facilidade.

Com o uso de um esfuminho, é possível criar sombras e suavizar traços. Já a borracha limpa-tipo pode ser utilizada para destacar áreas brancas do desenho, ressaltar contrastes e borrar ou misturar as cores.

5.Fixando o desenho
Como já mencionamos, ao finalizar o desenho com carvão é necessário aplicar um spray fixador para evitar que os traços se apaguem.

Em um local ventilado, basta borrifar o spray por toda a extensão do desenho a uma distância de, no máximo, 30 centímetros e esperar secar.