Notícias
GeralUsada em desenhos artísticos, trabalhos escolares e até mesmo no dia a dia, a caneta Posca oferece diversas opções de cores fortes e aplicações diferentes.
A versatilidade da Posca é tanta, que muitas pessoas utilizam a caneta para a personalização de diversos materiais e a criação de peças decorativas.
Ficou curioso para saber como aproveitar todo o potencial da sua Posca? Então continue acompanhando o post de hoje para aprender dicas de como aplicar a caneta em papel, vidro, tecido e outras superfícies.
A caneta Posca
Antes de conferir as dicas de hoje, conheça um pouco mais sobre as canetas Posca. Produzida com tinta à base de água, a caneta Posca é um tipo de marcador não tóxico e de cores vibrantes.
Com uma alta capacidade de cobertura, a Posca possibilita uma pigmentação duradoura em superfícies porosas, como o papel. Contudo, por ser a base de água, o marcador não é permanente. Logo, para prolongar ainda mais o efeito das cores, recomenda-se a aplicação de uma camada de verniz em spray na obra finalizada.
Uma das grandes vantagens dessas canetas é que depois de seca a tinta não mancha nem se dissolve quando um segundo traço é sobreposto.
Além das diversas opções de cores vibrantes, como amarelo, azul, verde, vermelho, rosa, laranja e muito mais, as canetas Posca possuem pontas de diferentes espessuras — 1M, 3M, 5M (mais finas) e 8K e17K (mais grossas) — possibilitando tanto um trabalho artístico em pequenas quanto em grandes superfícies.
Como usar a caneta Posca?
Como você já conferiu, a caneta Posca é uma ferramenta versátil e com diversas aplicações.
Entretanto, antes do primeiro uso é preciso seguir alguns passos simples. Confira como utilizar sua Posca do tipo marcador.
- Chacoalhe a caneta por alguns segundos: A esfera de metal interna serve para misturar o pigmento e os componentes, proporcionando uma tinta de coloração e textura uniformes.
- Pressione a ponta: A Posca nunca usada possui uma ponta branca que quando pressionada em uma superfície descartável absorve a tinta do reservatório.
- Risque o papel: Ainda em um papel rascunho, faça alguns traços para dosar a quantidade de tinta necessária para o trabalho artístico.
- Pressione quando necessário: Durante a utilização da Posca, a tinta armazenada na ponta vai se esgotando. Por isso é necessário pressionar mais algumas vezes para que mais tinta se acumule na extremidade e o traçado não apresente falhas.
Atenção: Se a sua caneta Posca for de ponta pincel, ela não deve ser pressionada contra o papel. Esse modelo possui um botão no topo para que a tinta desça sem danificar as cerdas. E lembre-se de guardar sua Posca pincel sempre na horizontal, de acordo com a instrução do fabricante.
Artes com a Posca
As canetas Posca já foram testadas em mais de 50 superfícies diferentes! Elas podem ser aplicadas em roupas, tênis, bonés, diversos tecidos, paredes, painéis, vidros, porcelanas, louças, plásticos, madeiras e muito mais!
O alto poder de aderência da tinta é o principal responsável pela ampla utilização dos marcadores Posca. Porém, para que a fixação seja mais eficiente em determinadas superfícies, é preciso recorrer a alguns artifícios adicionais como: verniz, ferro de passar roupa (para tecidos) e forno (para cerâmicas).
Para não errar na hora de personalizar ou criar novas peças, anote nossas dicas de como aplicar a caneta Posca em superfícies variadas.
Papel
A tinta da Posca tem uma excelente aderência ao papel, graças a porosidade desta superfície.
Mas antes de usar a caneta lembre-se de conferir a gramatura do papel. Nesse caso, recomenda-se a utilização de papéis mais grossos (alta gramatura), pois não são transparentes e nem oferecem riscos de rasgar e manchar o traçado.
As obras realizadas em papel não necessitam de aplicação de uma segunda camada de tinta, nem de verniz para fixação, contudo o uso do spray fica a seu critério.
Vidro
A utilização da Posca em vidros deve ser realizada após a limpeza e a secagem da superfície, evitando que fragmentos de sujeira atrapalhem a fixação da tinta.
O mais indicado é que o vidro seja apenas um objeto decorativo. Afinal, a lavagem constante pode acabar retirando a tinta. Caso seja necessário higienizar a peça, deixe de lado buchas e produtos abrasivos.
A aplicação da tinta no vidro pede uma segunda camada após a secagem, e a utilização de verniz é bem-vinda nesses casos.
Tecido
Para obter um resultado satisfatório é necessário alisar e segurar muito bem o tecido, garantindo a firmeza do traçado.
Após a aplicação, utilize um ferro quente sem vapor para melhorar a fixação e verniz líquido ou spray próprio para tecido.
Atenção para a lavagem da peça, evite máquina de lavar e água quente para não desbotar a tinta.
Cerâmica
Antes de iniciar o desenho limpe a superfície e aplique uma camada de verniz para que as cores fiquem mais nítidas.
Coloque a peça no forno por 45 minutos a 160 ºC, e após finalizar a obra, aplique verniz ou spray próprio.
Utilize a cerâmica apenas para decoração, não aplicando a tinta em superfícies que possam entrar em contato com alimentos e líquidos.
Madeira
Para melhorar a aderência da tinta na madeira, aplique uma camada de verniz antes de iniciar o uso. E lembre-se de sempre limpar e secar a superfície para que os resíduos de sujeira não comprometam a pintura.
Uma segunda camada de tinta é recomendada neste material, assim como a aplicação de verniz líquido ou spray próprio após a finalização do trabalho.
Plástico
As dicas para a utilização da Posca em superfícies plásticas é semelhante à aplicação em vidro.
Antes de aplicar a tinta é necessário lavar e secar o plástico. O material pede uma segunda camada de pigmento.
Já a utilização do verniz fica a critério do artista, pois o produto possui substâncias que podem comprometer a transparência da superfície. Durante a higienização evite buchas e produtos abrasivos.