A C E S S O
Lembrei a senha!

Não tem cadastro?
Cadastre-se grátis!

Notícias

Dicas

Como conservar suas canetas favoritas?

Dicas

Para descobrir como armazenar as suas canetas favoritas e conservá-las por mais tempo, continue acompanhando.

Divulgação

Se você costuma utilizar canetas em seus trabalhos artísticos, com certeza já reparou que às vezes elas apresentam falhas durante o traçado ou simplesmente param de funcionar antes da hora.

Dos modelos mais simples aos mais caros, as falhas durante o uso acontecem, principalmente, pela falta de cuidados na hora de armazenar as canetas. Afinal, cada uma delas possui tinta, ponta e estrutura específicas.

Como conservar as canetas
O primeiro cuidado básico para preservar as canetas, independente do modelo e tinta, é deixá-las tampadas ou com a ponta recolhida sempre que não estiverem sendo usadas.

Quando a ponta fica à mostra por muito tempo, a tinta pode secar e acabar inutilizando a caneta. Por isso, guarde-as sempre fechadas e longe do sol.

Confira agora outras dicas de como guardar e conservar cada tipo de caneta para garantir uma vida útil maior.

Esferográficas
As populares canetas esferográficas possuem uma tinta mais líquida e com pouca viscosidade, além de uma ponta em esfera com maior superfície, características que fazem com que elas durem por mais tempo que os demais modelos de canetas.

Mas mesmo sendo mais resistentes, as canetas esferográficas precisam ser armazenadas com certo cuidado.

Portanto, o ideal é guardá-las na horizontal, dentro de estojos, ou na vertical com a ponta para baixo para evitar que se formem bolhas de ar na tinta enquanto ela desce para a extremidade.

Hidrográficas
Canetinhas coloridas, Stabilo, marca-texto e canetas para marcar superfícies são alguns exemplos de canetas hidrográficas, modelo que geralmente possui uma ponta de feltro e um tubo com material esponjoso para conservar a tinta.

Devido à sensibilidade e secagem rápida da ponta de feltro, é necessário garantir que a ponta esteja sempre úmida. Contudo, o excesso de tinta na extremidade pode deixar o traço grosso demais ou fazer com que as canetas vazem.

Além disso, o material dentro do tubo também pode secar se não for preservado da maneira correta. Por isso, as canetas hidrográficas devem ser armazenadas na horizontal, para garantir que o tubo e a ponta fiquem umedecidos.

Para guardar estas canetas de maneira adequada e preservá-las dos raios solares, o ideal é utilizar suportes de acrílico que protegem da luz e evitam a incidência de calor.

Em gel
Com grande variedade de cores vibrantes, as canetas em gel costumam durar menos devido à alta viscosidade da tinta e seu rápido consumo durante o uso.

Além destas características, a presença de bolhas de ar no tubo de tinta também pode reduzir a vida útil da caneta em gel ou até mesmo inutilizá-la.

Para evitar a perda destas canetas, a dica é guardá-las com a ponta para baixo. E caso a caneta em gel não esteja funcionando, você pode segurar a caneta pela extremidade contrária à da ponta e sacudir com movimentos rápidos para eliminar a bolha de ar e misturar a tinta.

De tinta líquida
Canetas como a nanquim, que tem uma tinta mais líquida e fluída, possuem secagem rápida, mas não oferecem riscos como a formação das temidas bolhas de ar na ponta.

Dessa forma, elas podem ser armazenadas com a ponta para cima sem maiores problemas, garantindo assim que a tinta não se acumule na extremidade e não vaze durante o uso.

Quando for utilizá-las, basta virar a ponta para baixo e aguardar alguns segundos para a tinta escorrer.

De duas pontas
As canetas de duas pontas normalmente possuem uma extremidade porosa, que seca mais rápido do que as pontas de metal.

Portanto, para conservar este tipo de caneta o ideal é armazená-la na horizontal, garantindo que a tinta não seque, não vaze e se distribua igualmente entre às duas pontas.