A C E S S O
Lembrei a senha!

Não tem cadastro?
Cadastre-se grátis!
Notícias

5 Tipos de Borrachas que todo Artista deve conhecer

Leunam Oliveira Geral 16/07/2021 16:00

Entenda diferentes tipos de borrachas para lhe ajudar a escolher a melhor opção para a realização de seu trabalho.

Divulgação

Tipos de borrachas
Descubra as diferenças e então teste se possível.

Borracha de goma
Também conhecida como borracha de goma de desenho, ela tem uma textura suave e gomosa, com um aspecto levemente translúcido. Diferente da borracha de apagar comum, a borracha de goma é um pouco mais macia e funciona apropriadamente com mais tipos de papel.

Não é a borracha mais precisa, portanto, não é o seu objetivo obter linhas precisas.

Borracha de apagar *comum
É a clássica borracha que a maioria usa quando necessário. É a mesma borracha colorida (ou não) localizada no topo do lápis ou lapiseira que você possivelmente utilizou ou utiliza na escola.

Esta opção de borracha é bem parecida às borrachas de goma, porém são mais firmes e precisas.

Borracha amassada
Este é um tipo de borracha flexível e pode ser moldada como uma argila dura.

Diferente das borrachas citadas anteriormente, este tipo de borracha não solta as “migalhas” que uma borracha de goma soltaria e pode ser amassada para absorver o grafite do papel.

O ponto positivo é ter a possibilidade de moldar a borracha ao seu belo prazer, conseguindo apagar detalhes mais finos no desenho, entretanto, quanto mais você a usar, provavelmente mais pegajosa ela ficará e acabará não sendo uma boa opção para apagar áreas maiores.

Uma dica para utilizar este tipo de borracha seria de não esfregar, mas sim pressionar, girar e puxar a borracha para longe do papel. Com essas borrachas, você também precisa periodicamente puxar e dobrar a borracha, amassando-a sempre que possível.

Lápis borracha
Parecido com um lápis comum, o lápis borracha lhe permite afiar a ponta até um certo ponto, como qualquer outro lápis, só que a diferença é que com ele você não escreve ou desenha, mas sim apaga.

É uma boa opção para apagar pontos finos e detalhados em um desenho.

E não, não são aqueles lápis com uma borracha no topo igualmente mencionados na borracha de apagar *comum.

Borracha plástica de vinil
Também conhecidas como borrachas de plástico ou borrachas de desenho, essas borrachas duras e pesadas podem até mesmo tirar tinta de uma folha.

Apesar de ser uma ótima opção de borracha para artistas, elas são rígidas o suficiente para danificar o papel de desenho, por isso é importante ser gentil em sua utilização e tentar evitar o uso em papéis mais delicados.

Agora basta você mesmo testá-las e ver a opção que melhor lhe servir.